Mensagem de Boas-vindas

Mestre Martins
Desejamos a você, que ingressa neste momento na prática do Aikido, os melhores votos de boas-
vindas. Aqui passa a ser um local de prática material e transcendental por intermédio do treino do corpo e do espírito, respectivamente.

Nossa norma preponderante é a UNIFICAÇÃO MENTE / CORPO / ESPÍRITO e, por conseguinte, com o UNIVERSO. Desta forma temos diversos degraus a serem transpostos na escada evolutiva do Aikido.

Temos que a vida é uma Universidade que tivemos o privilégio de cursar neste Planeta Terra. As matérias são as dificuldades que nos são apresentadas no dia a dia, as quais são objeto de nosso enfrentamento e vitória. Estas dificuldades devem ser agradecidas a Deus, que nos permite o crescimento e cumprimento de nossa missão.

Este processo é nosso verdadeiro aprimoramento, no qual o Aikido nos dá oportunidade de melhorar e facilitar este aprendizado, com base na prática constante. Proporciona o alcance dos objetivos com o mínimo de esforço, sem o desgaste físico ou mental, mas com firmeza e determinação.

A prática cotidiana é da responsabilidade de cada aluno. Quanto maior sua dedicação, maior será o resultado no Dojo e na vida. A Natureza não dá saltos; sempre é necessário um passo atrás do outro nos caminhos que trilhamos.

Nossos principais valores são:

DETERMINAÇÃO;
DISCIPLINA;
DEDICAÇÃO; e
DESPRENDIMENTO.

Recomendamos o estudo destes significados e sua prática, pois são os pré-requisitos dos vencedores.

Atenciosamente,

José Maria Ribamar Santos Martins
"Mestre Martins" – 6º Dan (in memorian)